31 de outubro de 2007

Festa de 30 anos da formatura do pessoal de 1977

Pessoal, vamos fazer uma força e ir neste encontro, que vai ser muito bacana. Eu, que já participei de um, posso declarar com bastante certeza que é uma das experiências mais emocionantes que alguém pode vivenciar.

Só peço que os interessados entrem em contato diretamente com a Stella pelo e-mail stellavives@yahoo.com.br, ok ? Vejam a mensagem dela:

"Colegas:

Tenho recebido sugestões de realizarmos nossa confraternização em uma galeteria e depois irmos para uma festa em alguma casa noturna de poa, para quem quiser esticar a noite. Pretendemos realizar o encontro no último sábado do mês de novembro. Gostaria que vocês, com urgência, aqueles que não têm nada a opor e podem comparecer, me mandem e-mails,por favor, até o dia 10\11\07 a fim de fazer o levantamento do numero de pessoas e reservar um local. Conto com a compreensão de todos e podem crer, é maravilhoso este momento de reencontros para muitos e de comemoração de uma data de algo tão lindo que tivemos em nossas vidas. Um grande abraço.


Sua colega Stella."

24 de outubro de 2007

Do baú .. foto de 1954

Essa preciosidade veio do Ricardo Silveira (dasilveira.ric@terra.com.br). É melhor deixar o Silveira falar por si mesmo:


"Estudei nas dores de 71 a 81.

Descobri que meu sogro, JOSÉ KRUEL DE ALMEIDA (terceiro em cima sentado , da direita para esquerda) também é dorense.

Veio de São Gabriel, ainda muito novo para estudar em POA. Foi então aluno INTERNO das Dores neste período.

A foto ilustra uma partida de futebol, na qual os dorenses ainda não tinham jogado. Alguns alunos, jogadores e outros que não iriam jogar como meu sogro, estavam acompanhados do Padre ao centro que ele diz não lembrar o nome. TAMBÉM, A FOTO DE (PASMEM) 1954.

Um abraço

RICARDO RODRIGUES DA SILVEIRA"

1981, 82 e 83 - Fotos do Kiko Berwanger

Essas quem me mandou foi o Kiko Berwanger (kikobw@gmail.com).

1981 - 2ª serie - Profa. Margarete
1982 - 3ª serie - Profa. Isabel


1983 - 4ª série - Profa. Regina

5 de outubro de 2007

Turma de 67 2º Ano Primario - Preciosidades do Beto Candal -


Time 5º ano imbativel Ir. Marcos - Preciosidades do Beto Candal -



O Velho Chico do Pingue Pongue - Preciosidades do Beto Candal -


O time campeão imbatíivel ... olha o Ir. Adelmo atrás.... - Preciosidades do Beto Candal -

Capão do Corvo 1965 - Preciosidades do Beto Candal -


Admissão 5º Ano Primario 1970 Ir. Marcos - Preciosidades do Beto Candal -


4º Ano Primário Ir. Paulo 1969 - Preciosidades do Beto Candal -

3º Ano Primário - 1968 - Preciosidades do Beto Candal -

2º Ano Primario - 1967 - Preciosidades do Beto Candal -


1970 - Beto Candal, o tenor ...




Gente, eu fui ver o arquivo e vcs me acharam .... uma pérola ... nem eu tenho este foto, incrível ...


Tô ferrado ... este sou eu, no coral dando uma de tenor... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que coisa fantástica ... Era dia das mães, estavam lotadas as galerias dos andares dos dois prédios, estávamos ao lado dos bebedouros, e ai eu tremia que nem vara verde .... o professor de canto era o Paulo...


Credo, kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Cara, quem tirou esta foto, não foi o Irmão Adelmo por acaso ?


Ele era fotografo nas horas vagas ....

Dores Informa - Uma vez gordo ...


II - Uma vez Gordo...
(Sady Homrich)

Estou impressionado com a crescimento e repecussão do Blog Dores 70.! Muita gente comenta os posts. Chegaram a me perguntar se eu guardei anotações da época. Não, claro que não. Devo ter as cadernetas de notas (antes de existirem as agendas) em algum lugar, mas a lembrança de alguns episódios é bem viva, com cores, cheiros, sensação térmica, alegria e angústia. Claro que a memória também nos trai de vez em quando. Por exemplo: o segundo e terceiro anos estão, de um modo geral, embaralhados como se fossem um só na minha mente. Atribuo isso ao fato de ter sido o mesmo professor para ambos: o Ir. Valmir.
Éramos três irmãos. Magda, Ricardo e eu. Durante todo o primeiro ano primário o meu irmão (Ricardo, mais velho) me levava para o colégio, sempre após o almoço, e essa tarefa abnegada deveria ser um saco pra ele pois havia percorrido o mesmíssimo trajeto pela manhã para suas aulas do curso ginasial. Óbvio que tanto nos divertíamos quanto brigávamos, e a diferença de sete anos acabava favorecendo enormemente ao Bucky - como era chamado em casa e no colégio. Minha única opção era apelar para a chantagem emocional com os transeuntes - e abria o berreiro para verem quão vítima eu era da situação. Essa saída ardilosa criou um clima que forçou nossos pais a contratarem a "camionete" , serviço de tranporte que era articulado pelo Ir. Secretário Ângelo Menegat (o careca), para levar e buscar os alunos em casa. Explicar isso hoje parece um pouco imbecil, com tanto "ônibus-escolar" pelas ruas, mas na época era coisa pra poucos. O próprio Irmão pilotava uma veraneio flamante, dourada com cortinas marrom claro. Só que meu trajeto era realizado pela kombi do Clavius, meu vizinho que anos mais tarde me deu o meu primeiro emprego : vender leite, pão e martelinho na venda sob nosso prédio na Fernando Machado.
Ainda no início do segundo ano assisti a inusitada cena do Ir. Diretor entrando na sala, durante a aula, com algo parecido com uma gaita-ponto (depois descobri que era um instrumento de fole chamado concertina). Depois de um pigarro veio a melodia: "No Ginásio e no Colégio/Que reside a Mãe das Dores/ Temperamos nossa mente/Para todos os labores... " Foi a primeira vez que escutei o Hino do Colégio, que estava transcrito na última página da caderneta. Mas a imagem do Ir. Hugo Rempel ficou gravada como a de um super-herói: o Bat-Fink. Os colegas das turmas mais adiantadas faziam essa analogia com muita propriedade e só seria um desrespeito SE ele soubesse... Quando o Ir. Hugo passeava nos corredores, poderia, às vezes, se ouvir um falsete: "Bat-Fink" , de algum colega mais sacana escondido. Só os mais velhos vão lembrar desse desenho animado, e da semelhança que havia entre o nosso diretor e o morcego protagonista.
Os momentos de espera até a saída da camionete tinham um gostinho todo especial. Ficávamos brincando no pátio à espera dos que saiam mais tarde e aguardando uma figura muito impressionante: o Emilião. Ninguém se atrevia a falar com ele. Apenas fitávamos aquele gigante que vinha, invariavelmente, com três bolas nos braços. Generoso, lançava as pelotas para que nos dividíssemos em times para jogos relâmpago. Ficava pensando se algum dia teria que enfrentá-lo numa sala de aula...
Num desses finais de tarde, eu descia as escadas apressado pra pegar lugar em algum time, mas vi vários colegas comendo cachorro-quente, a maior iguaria da Cantina Dorense (que ficava sob a Área Coberta). Indaguei-os e me disseram que haviam ganho do pai do Carlinhos. Corri como um morto de fome e encontrei o seu Remi já pagando a conta e não me fiz de rogado: "Também sou amigo do Carlos Eduardo. O Sr. não vai me dar um cachorro-quente ?" O seu Remi não conteve o riso e me convidou, gentilmente, para um lanche. O seu Antoninho e o Júlio, que atendiam na cantina, gostaram da minha impetuosidade e ficamos amigos, tanto que depois eu os ajudava a atender as longas filas que se formavam no recreio em busca de uma Pastelina ou um pastel com uma Pepsi para a merenda. Minha remunera-ção era um prensado de queijo e mortadela com um refri. Perfeito!
Anos depois, já com o Nenhum de Nós, num churrasco na casa dos pais Carlão em Capão Novo, a história do cara-de-pau foi lembrada, na versão adulta !!! Uma vez gordo, sempre glutão...

2 de outubro de 2007

Festa no fim do ano - 30 anos de formatura.

A Stella (stellavives@yahoo.com.br) está mobilizando o pessoal pra organizar uma festa de 30 anos de formatura:

"Gente, há quem se formou em 77 e outros colegas em 78, no segundo grau.
Mas podemos fazer uma comemoração unica, este ano, quem sabe no fim de novembro, num local tipo clube, fazermos uma balada, o que acham?
Criaremos uma comissão. Quem quiser ajudar e fazer parte, me manda uma mensagem, ok?
Mais novidades, ou mais sugestões, façam contato. Conto com todos!"

Vamos lá, gente ! mandem um mail pra ela !!

Memórias do Beto Candal


Olha eu aqui. figura rara, kkkkkkkkkkk
Meu nome é Paulo Roberto Grimaldi Candal
Mais conhecido como Candal, estudei nas dores de 65 a 77.
Fui colega de uma pá de gente, sou do tempo do sinal de sino bem na frente do gabinete disciplinar, quase na entrada, e de rezar no começo das aulas.
Só depois de muito tempo as meninas apareceram, no inicio ficamos todos eufóricos, depois virou rotina, kkkkkkkkkkkkkkk
Fui do coral das Dores, cantando na TV Piratini e na Gaucha pode ? ... kkkkkkkkkkkk, joguei basquete e futebol pela seleção do colégio. Fizemos ene acampamentos no Capão do Corvo, e Sant Hilaire, (acho que se escreve assim). Mostra pela data que foi uma vida lá nas Dores ...Pra você ter uma idéia, conhecia o pessoal do Alto da Bronze, Matriz, Riachuelo, Gasômetro, eram as minhas tchurmas da época .... jogava bola na escadaria da igreja das Dores.
Fiz a 1ª comunhão e catecismo na igreja das Dores.
Participei da boite no porão da igreja aos Sábados, kkkkkkkk ... hilário ... e das festinhas da associação dos alunos dançando o som do bailes dos magrinhos e do baile da pesada.
Nossa radio era Continental, com Júlio First e as maquinificas do mundo do rádio e ainda tinha o Cascalho, ... kkkkkkkkkkkkkkkk ... e tem mais ... na radio do colegio , no térreo, embaixo da escadaria, colocando Pink Floyd ou então Black Sabath. No recreio os padres ficavam p da vida... O pessoal da escola se reunia no sábado para ver Transa-som, ou Sábado-som, era bixo.............
Jogava pingue-pongue com o velho Chico na área coberta do bar todos os dias às 13:00. Eram partidas memoráveis, valia uma mariola, ou mandolate, bons tempos...
Morava na rua Vasco Alves, 211, depois fui para a Andradas, 515 Fui aluno dos professores-padres Valentim , Paulo, Adelmo, Emilião, Lauro, Marcos, etc etc etc, Eram de batinas, tinha a horta da igreja e eles moravam no ultimo andar....
Meu pai fazia parte da Associação de Pais e Mestres, sempre que tinha reunião, na ultima terça do mês, à noite eu ia dormir cedinho, minha caveira sempre estava pronta, tempos de desespero, kkkkkkkkkkkkk
Ja professores fui do Fontoura, Hastinfhylo, Lessa, biologia, (aprendi com ele que não nascemos da cegonha, kkkkkkkkkkk, cara .... um tempo de magia e de pureza), Zely, Paulo, Sonia, não lembro mais agora .... ah .. tinha a Jovita na secretaria.... é isso meu
Quero ver se vou ai no final do ano, moro hoje na Amazonia ocidental, tenho um canal de TV aqui, e uma agencia de publicidade, mas minha familia e parentes ainda residem em poá. Já fui varias vezes aí e sempre passo na frente do colégio e dou uma espiadinha nas escadarias. Comi muito cachorro quente ali na frente, no tempo do carvão e do balaio de vime...
Por enquanto e isso, olha o que eu puder ajudar, manda ver, quero reunir essa moçada mágica ainda e fazer uma big festa....
2008 ... cem anos assim não dá ....cd este povo vamos juntar esta horda de dores e para poa...

um abraço a vida continua beijos e abracos a todos

Beto Candal

Anos 70 - Torneio de Futebol

Estas aqui recebi do Ronaldo Ross (ross@via-rs.net). São de um torneio de futebol nas Dores, na década de 70.