12 de maio de 2008

Fundador da Banda das Dores

Eu,Luiz Fernando Maciel Pimentel, juntamente com meu irmão. Jorge Alberto mais os antigos amigos, Bruno Ferreira, Paulo Lippman, Paulo Roberto Lontra e que me perdoem os mais dois ou tres que a memória não deixa lembra-los, fomos os FUNDADORES da Famosa BANDA MARCIAL DORENSE, de passagens gloriosas por êste Rio Grande, Paraná e até no Exterior, sim, porque ultrapassamos as fronteiras do nosso Estado e deslumbramos os nossos vizinhos do Uruguai por duas oportunidades: a primeira, após uma longa viajem de trem a Quarai, no Rio Grande do Sul e Artigas no Uruguai a segunda em que o último vagão era o vagão do Exmo. e saudoso governador da época, SR.DR.LEONEL DE MOURA BRIZOLA, GENTILMENTE CEDIDO POR ÊLE, numa deferência especial à Banda, denominada por êle, BANDA DA CIDADE, à época em que foi Prefeito de Pôrto Alegre e por agradecimento à Banda por ter escolhido, sua Filha como madrinha. Tantas outras estorias podem ser contadas, como por exemplo: no desfile da LEGALIDADE,na participação como destaque na inauguração da UNIVERSIADE, realizada em Pôrto Alegre, no Estádio Olímpico do Grêmio e como disse, muitos outros eventos, festas, desfiles etc...Mas, um desfile em especial que jamais esqueci e conto a todas as pessoas que perguntam sôbre a Banda, foi sem dúvidas o Primeiro Desfile da " Parada da Mocidade " realizado, naquela época, na Av.Borges de Medeiros, desde o antigo Cine Capitólio até ao Mercado Público. Uma verdadeira consagração ao talento de nossos componentes em sua primeira apresentaçãop impecável. Guardo até hoje, na memória, quando atingimos, com extrema dificuldade, pois o público não aontentava-se em apenas olhar, queria tocar-nos ´para ter a certeza de que éramos reais. Pois, bem, a imagem que nunca mais esqueci, foi quan do atingimos a altura de onde é hoje o prédio do INSS, destacou-se da multidão um cidadão já de certa idade e aos prantos, abraçou-me, pois naquele momento a banda, garbosa, iniciava a execução da marcha intitulada "Au prex de ma blonde " que lhe trazia VIVAS LEMBRANÇAS de sua atuação junto com a Fôrça Expedicinária Brasileira (FEB) na Italia. Acho que estas narrativas, servem como uma homenagem à memória de um punhado de jovens que à época tomaram como meta a realização de um ideal e se dedicaram de corpo e alma, no sentido de tornarem a BANDA MARCIAL DORENSE, num marco dentro da cultura Riograndense.Em oiutra oportunidade, quem sabe, contarei como a Banda nasceu. Um grande abraço.

LUIZ FERNANDO MACIEL PIMENTEL
luifer@brturbo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Também fui componente da Banda desde o seu início, já que estudei nas Dores de 1955 a 1962.
O Luís Pimentel, que era o "Baliza", uma espécie de adjunto do Mor, esqueceu do principal fundador e mentor da Banda Dorense:
O Irmão Tito Luiz. Pessoas importnates também foram os pais do ex-integrante do MP e hoje brilhante jornalista Claudio Brito, bem como o Sr. Pimentel, pai do Luiz Fernando e do Jorge, que era o "primeiro tarol".
Que saudade....

Cezar Augusto Aldabe

Unknown disse...

Oi,Cezar Augusto. Infelizmente não lembro de ti, mas, isto não invalida teus comentários; também sinto muitas saudades daquele tempo...Jamais poderia esquecer do Irmão Tito, como dissete, foi o mentor da Banda.Agradeço as palavras elogiosas sôbre meu Pai, e concordo com as tuas colocações a respeito dêle e do Pai do Britto.Aproveito a oportunidade para informar-te que a Srta. ou Sra. Ana Paula Pippi, está tentando entrar em contacto com o maior número de antigos alunos e componentes da Banda Marcial; peço-te o favor de se possível,fazer contacto com ela (não a conheço, pessoalmente) mas resolvi ajudá-la.Um abraço do Luiz F.M.Pimentel.

Fulvio Lopes disse...

Aldabe: junte-se a nós no Facebook!
Tenho uma fotografia em que apareces na apresentação de Esteio em 1963.